Como funciona?

No lado direito do blogue encontra-se uma lista de palavras-chave ("ETIQUETAS"). Clicando numa, abrirá todos os tópicos relacionados. Para pesquisar por temáticas gerais do programa de HGP, sugere-se etiquetas que começam por til, que se encontram no final da lista (~A1- Ambiente natural e primeiros povos) ou no ÍNDICE.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Revolução de 1820

A 24 de Agosto de 1820, deu-se no Porto um pronunciamento militar de carácter liberal, em que participou um significativo número de negociantes e magistrados. A 15 de Setembro, foi a vez de os liberais de Lisboa se sublevarem, expulsando os regentes do reino e constituindo um governo interino. Entretanto, os revolucionários liberais do Porto marcharam a caminho de Lisboa. A 28 de Setembro, em Alcobaça, os dois movimentos fundiram-se, elegendo, depois, uma Junta Provisional do Governo Supremo do Reino.

A revolução foi fruto do descontentamento social, devido à crise económica e política a que chegara Portugal sob o regime absolutista. Teve um reconhecimento generalizado em todo o país e grangeou forte adesão popular, sobretudo em Lisboa.

Foi, no entanto, a burguesia que esteve no cerne do movimento, motivada pelo ideário liberal, mas também pela ambição política e pela defesa dos seus interesses.

revolução 1820

Gravura alegórica da Revolução de 1820 (Sociedade Martins Sarmento)

Sem comentários: